
O Coworking moderno costuma ter seu início atrelado ao ano de 2005, com a abertura do San Francisco Coworking Space. Porém, os pontos necessários para gerar esse movimento foram plantados muito antes.
⠀⠀⠀⠀
No início do século 20, o conceito de open office começava a surgir. Pelas ideias de arquitetos como Frank Lloyd Wright, o desenho de um ambiente de trabalho aberto, amplo, com diversas pessoas juntas já era visível. A busca por arquiteturas mais abertas, que pudessem acomodar mais pessoas de forma confortável começava. E, na verdade, voltando ainda mais atrás na história, podemos encontrar resquícios de espaços abertos muito antes de 1900.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No meio do século 20, no entanto, a ideia do escritório próprio de alguma forma se torna símbolo de status.
⠀⠀⠀
Anos mais tarde, diversos fatores se reúnem para possibilitar o surgimento de espaços de trabalho compartilhados. Explodindo não somente as paredes dos cubículos, mas também da própria empresa em si. Reunindo no mesmo teto profissionais sem nenhuma relação direta, focados apenas em crescimento mútuo.
⠀⠀⠀
Vamos conferir a história do coworking em uma timeline entre os anos de 1980 e 2019, ano em que o termo “coworking” atinge o auge histórico?
⠀⠀⠀
O artigo do Coworking Brasil, apresenta uma timeline do início de um movimento até a maturação de um novo mercado. Confere lá:
https://coworkingbrasil.org/historia/#1980