
A análise financeira representa a capacidade de geração lucro de uma empresa, e uma maneira de medir o seu desenvolvimento. O objetivo é determinar o seu desempenho para o melhor uso dos seus recursos.
Analisar as demonstrações financeiras ajuda a definir os pontos positivos e negativos de todo o desempenho operacional e capital. E, em posse dessa análise, é possível detectar problemas de gestão, tomar decisões estratégicas e expandir as atividades econômicas.
Deve ser levado em conta o mercado de atuação e as características do setor de atividade. Os dados devem ser separados e combinados adequadamente para viabilizar uma interpretação correta, de acordo com o objetivo pretendido. E é a contabilidade que tem o papel de transformar esses dados em informações.
Com a análise financeira, os gestores podem melhorar o desempenho operacional, os credores podem avaliar a probabilidade de receber a remuneração do capital emprestado, os acionistas podem projetar lucros, dividendos e o preço das ações no mercado. Assim, é possível corrigir as fraquezas e se aproveitar dos pontos fortes, maximizando o valor da empresa.
Uma análise financeira eficiente permite comparar o desempenho da empresa com o de outras do mesmo setor e avaliar tendências nas operações ao longo do tempo.
Como fazer a análise financeira?
Defina indicadores a serem utilizados. É a partir deles que se tem acesso a números e dados concretos que demonstram a real situação financeira da empresa. Com isso, a administração fica mais simples e segura.
– Faturamento periódico
– Custos fixos
– Custos variáveis
– Margem de contribuição
– Lucro operacional
– Preço de venda
– Fluxo de caixa
– Análise financeira de crescimento
– Indicadores econômicos
– Índice de liquidez
– Índice de rentabilidade
– Índice de atividades
– Índice de estrutura de capital
Tempos melhores virão! Estaremos ao seu lado, vamos passar por essa juntos! 💛💜